Salvo indicação contrária, todas as imagens e texto, aqui apresentados são da autoria de David Guimarães. A utilização de imagens, texto na íntegra ou excertos, sem autorização expressa do Autor é proibida.


Unless otherwise indicated, all text and images presented here are by David Guimarães. The use of images, full text or excerpts without express permission of the author is prohibited.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Rarezas... ou então não...

O Galeirão-de-crista Fulica cristata é uma espécie africana que encontra na europa uma espécie simpátrica o Galeirão-comum Fulica atra. O Galeirão-de-crista foi outrora relativamente abundante no sul da Europa, tendo sido descritas  populações apreciaveis, inclusivé na Ria de Aveiro no primeiro quartel do sec. XX. É actualmente uma espécie extremamente rara em solo europeu reproduzindo-se com regularidade apenas no levante espanhol e nas marismas do sul de Espanha. Mas como ave que é, de vez em quando resolve passear um pouco pela Península e vir um pouco mais a Norte conhecer os antigos domínios dos seus antepassados...

1 comentário:

João Petronilho disse...

Bom momento desta pacata ave a alimentar-se como tantas vezes eu a vi fazer. O primeiro que vi foi em 1995 e o último à cerca de dois anos. Um previlégio para poucos!!!