Salvo indicação contrária, todas as imagens e texto, aqui apresentados são da autoria de David Guimarães. A utilização de imagens, texto na íntegra ou excertos, sem autorização expressa do Autor é proibida.


Unless otherwise indicated, all text and images presented here are by David Guimarães. The use of images, full text or excerpts without express permission of the author is prohibited.

o autor

David Guimarães nasceu em Vagos no ano de 1981. Cedo despertou para a enorme riqueza natural do seu concelho natal. De forma simples e descomprometida inicia um percurso de descoberta dos seres com quem partilhamos o nosso mundo e também dos ciclos naturais que tornam o nosso planeta numa entidade viva.


Este fascínio pela caleidoscopia da vida é alimentada pela abundância de vida selvagem na vizinhança de sua casa. Movido por esta paixão, aos 12 anos adquiriu o seu 1º guia de campo para as aves de Portugal e da Europa, munido deste e do inevitável par de binóculos, iniciou-se na observação de aves, dando desta forma os primeiros passos num percurso que o conduziria à fotografia de natureza, depois de uma pequena incursão pela ilustração científica. Tocado e impelido pela curiosidade que sempre o pautou explora fotograficamente todos os recantos do mundo vivo que nos rodeia. Aves, répteis, anfíbios, invertebrados fazem parte dos seus primeiros trabalhos, mas ao aperceber-se das enormes potencialidades da fotografia de natureza como forma de expressão artística deixa-se catapultar para imagens mais pessoais e interpretativas da natureza e dos seus atores. A macrofotografia torna-se o seu lar. Durante este processo jamais se esqueceu do papel que individualmente podia e pode desempenhar na conservação deste património que lhe foi tão caro descobrir, participando em trabalho de campo, censos, limpezas, etc, e por fim, após convite de amigos ser cofundador uma associação de conservação da natureza na sua terra natal, Vagos.

Foi distinguido em vários concursos de fotografia de cariz nacional. É coautor do livro\projeto “ASerra Encantada”, um ensaio fotográfico sobre a sazonalidade das montanhas atlânticas nacionais retratando uma das suas mais ilustres representantes: a Serra da Freita. Este foi editado pela Associação Geopark Arouca com o apoio da fundação EDP.  

As suas fotografias ilustram vários artigos de revistas, jornais, livros e catálogos nacionais. Entre estes destacam-se “National  Geographic Portugal”,” Magazine”, “Parques e Vida Selvagem”, Dário de Notícias”, “Diário de Aveiro”, “O Ponto”.  As suas imagens têm sido utilizadas na formação de conteúdos para museus, centros de interpretação, núcleos museológicos, percursos pedestres, etc. Leva a cabo regularmente oficinas fotografia de natureza bem como percursos fotográficos orientados. Fez parte da equipa de 13 fotógrafos nacionais que compôs o projeto “Portugal Natura”. Têm sido convidado como orador para várias conferências e palestras sobre o tema, inclusive tendo sido Fotógrafo Residente no AMBID 2013. É autor e coautor de várias de exposições de fotografia de natureza, nas quais se salientam “Fragmentos de Vida”, “Vagos Biodiverso”, “Segredos da Gândara” e “A Serra Encantada”.