Salvo indicação contrária, todas as imagens e texto, aqui apresentados são da autoria de David Guimarães. A utilização de imagens, texto na íntegra ou excertos, sem autorização expressa do Autor é proibida.


Unless otherwise indicated, all text and images presented here are by David Guimarães. The use of images, full text or excerpts without express permission of the author is prohibited.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Arenaria interpres


A Rola-do-mar (Arenaria interpres) encontra, no período de Invernada e de Migração, nos esporões do concelho de Vagos um local adequado ás suas necessidades alimentares. Esta espécie têm uma área de distribuição mundial relativamente extensa encontrando-se em litorais rochosos na Europa, Ásia, África, Oceânia e América. Como nidificante na Europa, apenas a encontramos na Península Escandinava, distribuindo-se no Inverno pelas costas da Europa Ocidental, Meridional e África. Apesar desta mesma ave poder encontrar-se em litorais arenosos, esta espécie encontra em litorais com substrato rochoso uma maior variedade de moluscos e outros invertebrados dos quais se alimenta. Esta ave é encontrada frequentemente em pequenos grupos que mantém unidos, praticamente durante todo o Inverno. Antes da construção dos esporões seria difícil observar uma Rola-do-mar em Vagos, mas após a sua edificação, tornaram-se uma presença assídua.



2 comentários:

João Petronilho disse...

Olá David,

Excelente fundo. Uma foto das rolas-do-mar diferente das que se costumam ver. Original, sem dúvida!

João Petronilho disse...

Ah, e que mostra a forças dos elementos, que esta e outras espécies de aves que utlizam a costa, têm que enfrentar no seu dia a dia. Imagem forte!!!