Salvo indicação contrária, todas as imagens e texto, aqui apresentados são da autoria de David Guimarães. A utilização de imagens, texto na íntegra ou excertos, sem autorização expressa do Autor é proibida.


Unless otherwise indicated, all text and images presented here are by David Guimarães. The use of images, full text or excerpts without express permission of the author is prohibited.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Platero

" Platero é pequeno, peludo, suave; tão macio, que dir-se-ia todo de algodão, que não tem ossos. Só os espelhos de azeviche dos seus olhos são duros como dois escaravelhos de cristal negro.
Deixo-o solto, e vai para o prado, e acaricia levemente com o focinho, mal as roçando, as florinhas róseas, azuis celestes e amarelas... Chamo-o docemente: "Platero", e ele vem até mim com um trote curto e alegre que parece rir em não sei que guizalhar ideal...
Come o que lhe dou. Gosta das tangerinas, das uvas moscatéis, dos figos roxos, com sua cristalina gotita de mel...
É terno e mimoso como um menino, com uma menina...; mas forte e seco como de pedra. Quando nele passo, aos Domingos, pelas últimas ruelas da aldeia, os camponeses, vestidos de lavado e vagarosos, param a olhá-lo:
-Tem aço...
Tem aço. Aço e prata de luar, ao mesmo tempo."

Juan Ramón Jiménez in "Platero e Eu"

1 comentário:

João Petronilho disse...

Olá David,

Penso que este teu blog poderá vir a ser o espaço ideal para concretizares alguns daqueles teus sonhos fotográficos e poéticos a que me tens habituado nos últimos anos! E começaste-o bem! Tens muitos atributos para continuares no bom caminho E TENS CAPACIDADE PARA DENVOLVER MAIS ALGUNS. Bem haja!

Inté,