Salvo indicação contrária, todas as imagens e texto, aqui apresentados são da autoria de David Guimarães. A utilização de imagens, texto na íntegra ou excertos, sem autorização expressa do Autor é proibida.


Unless otherwise indicated, all text and images presented here are by David Guimarães. The use of images, full text or excerpts without express permission of the author is prohibited.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cigarrinha...

A Cigarrinha-ruiva Locustella luscinioides encontra nos extensos paúis de Vagos um refúgio durante a época reprodutora. Durante o Verão ao cair da noite é possível ouvir dezenas de indíviduos a entoarem o monótono canto que recorda uma Cigarra Cicada sp. e que portanto é o responsável pela maior parte dos nome vernáculos desta espécie.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Amor em tons de Verde!

Uma cópula de Donzelinhas Ischnura graelsii destaca-se sobre o verde intenso dos rebentos de Phragmites.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Craquinhas

As Cracas são moluscos resistentes e incrivelmente dotados para sobreviverem num dos mais duros ecossistemas de água salgada, a zona intermareal. Aqui tentei ampliar algumas com a ajuda das "lupas" criadas por estas pequenas bolhas na zona de rebentação.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Contemplando o futuro...

Um Sapo-de-unha-negra Pelobates cultripes, como que contempla o caminho que ainda têm à sua frente. Mata Nacional Dunas de Vagos

terça-feira, 12 de julho de 2011

Caramulinho...

Uma perspectiva de um Caramulinho inundado por névoas outonais...

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mar Róseo...

Pequenas flores do género Geraniaceae cobrem um afloramento rochoso em pleno Parque Natural do Douro Internacional.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Rarezas... ou então não...

O Galeirão-de-crista Fulica cristata é uma espécie africana que encontra na europa uma espécie simpátrica o Galeirão-comum Fulica atra. O Galeirão-de-crista foi outrora relativamente abundante no sul da Europa, tendo sido descritas  populações apreciaveis, inclusivé na Ria de Aveiro no primeiro quartel do sec. XX. É actualmente uma espécie extremamente rara em solo europeu reproduzindo-se com regularidade apenas no levante espanhol e nas marismas do sul de Espanha. Mas como ave que é, de vez em quando resolve passear um pouco pela Península e vir um pouco mais a Norte conhecer os antigos domínios dos seus antepassados...