Salvo indicação contrária, todas as imagens e texto, aqui apresentados são da autoria de David Guimarães. A utilização de imagens, texto na íntegra ou excertos, sem autorização expressa do Autor é proibida.


Unless otherwise indicated, all text and images presented here are by David Guimarães. The use of images, full text or excerpts without express permission of the author is prohibited.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Aguarelar...

Exibindo todo o esplendor primaveril esta Dactylorhiza spp. destaca-se de um fundo que se espraia num dealbar de cor.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Ao fim do Dia

Um macho de Tritão-marmoreado Triturus marmoratus passeia por entre musgo húmido por uma chuvada Invernal.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Vórtice!

Um Cogumelo de orelhas Trametes versicolor remete-nos para um vórtice que parece sugar tudo á sua volta.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O Lagarto Dourado

Um macho de Licranço Anguis fragilis percorre de maneira furtiva e dissimulada uma pequena porção de solo. Este lagarto, muitas vezes tido como uma cobra, é absolutamente inofensivo e por vezes é eliminado por medo e preconceito, apesar do trabalho que realiza como controlador biológico de invertebrados.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Arenaria interpres


A Rola-do-mar (Arenaria interpres) encontra, no período de Invernada e de Migração, nos esporões do concelho de Vagos um local adequado ás suas necessidades alimentares. Esta espécie têm uma área de distribuição mundial relativamente extensa encontrando-se em litorais rochosos na Europa, Ásia, África, Oceânia e América. Como nidificante na Europa, apenas a encontramos na Península Escandinava, distribuindo-se no Inverno pelas costas da Europa Ocidental, Meridional e África. Apesar desta mesma ave poder encontrar-se em litorais arenosos, esta espécie encontra em litorais com substrato rochoso uma maior variedade de moluscos e outros invertebrados dos quais se alimenta. Esta ave é encontrada frequentemente em pequenos grupos que mantém unidos, praticamente durante todo o Inverno. Antes da construção dos esporões seria difícil observar uma Rola-do-mar em Vagos, mas após a sua edificação, tornaram-se uma presença assídua.